20 anos de PlayStation 2


Modelo FAT a esquerda e o primeiro modelo Slim, a direita


Meu Deus, nem consigo acreditar nisso, que o PS2(ou play 2) está fazendo VINTE ANOS, parece que foi ontem que o console foi lançado. Este console que talvez tenha sido o que mais joguei na minha vida!

https://www.youtube.com/watch?v=zBDah-cNFXE

Lançamento Japonês do videogame no dia 04/03/2000


Foi o videogame mais hypado de todos os tempos, principalmente pelo legado do antecessor e pelo marketing estrondoso(além do tão sonhado DVD Player de baixíssimo custo), quem lembra do PS2 poder conectar-se a Matrix, ou decolar foguetes ou até mesmo poder renderizar 9999999999 polígonos? haha

https://www.youtube.com/watch?v=jIyu4Aozwbw

Famosa tech demo na E3 de 1999


E o que tenho a falar sobre esse console? Bem, além de ser o videogame mais vendido do planeta, ele foi o console mais custo benefício do mercado, tendo todos tipos de jogos durante uma longa vida de 13 anos, seu preço era camarada, era um CD e DVD Player(pra quem curtia escutar músicas e ver filmes), e claro, muito famoso no Brasil pela nosso "querido" mal necessário, a pirataria.

1294326842_154265455_1-fotos-de-jogos-piratas-para-play-2-prensados-e1333486017842

Quem lembra do 1 é 5 e 3 é por 10?


O Hardware do PS2 era bem estranho, o CPU(Emotion Engine) era bem potente pra ser usado como supercomputador(diz a lenda que o governo iraquiano comprou 4000 unidades de PS2 justamente pra isso) e era excelente para expressões faciais, Final Fantasy X e Silent Hill 3 abusaram do CPU, porém era difícil de programar um jogo pra ele e era mais complexo em comparação com os consoles da concorrência, a GPU(Graphics Synthesizer) era muito potente pra computação gráfica(inclusive existe uma versão do PS2 apenas pra esse fim e foi utilizado no filme de Final Fantasy), mas os jogos ficavam inferiores aos dos consoles da concorrência, era muito boa pra rodar vários efeitos de pós processamento em tempo real(desfoque, bloom, motion blur, specular lighting, etc), mas era horroroso pra hardware T&L(o PS2 usava algo parecido imitando porém básico) e peidava pra rodar shaders(bump mapping ou normal mapping combinado com specular lighting por exemplo), coisa que até o Dreamcast fazia normalmente(bump mapping no caso), acho que só uns 2 ou 3 jogos no PS2 usou o combo de reflexos com alto relevo(normal mapping com specular lighting), o caso mais famoso foi no Matrix Path of Neo e em todos os casos foram por software.

ps220040

Os caras...


Ou seja, Ken Kutaragi ao mesmo tempo que fazia uma hardware bom, também fazia um hardware bizarro, engraçado é que ele continuou com o mesmo erro no PS3 e foi demitido logo após o lançamento do console.

ken-kutaragi-playstation-logo

Ken Kutaragi, o pai do PlayStation


Mas usando com maestria conseguia algo excelente, como Silent Hill 3, Gran Turismo 4, Black, Tekken 5, God of War 2, Final Fantasy XII, Metal Gear Solid 3, Kingdom Hearts 2, Valkyrie Profile 2, Zone of the Enders 2, Shadow of the Colossus, Ace Combat 5, Haunting Ground, Dragon Quest VIII, Soul Calibur III e Okami.


Hardware do PS2 usado com maestria em Silent Hill 3


Porém a coisa mais importante pra um videogame é obviamente os jogos, PS2 tinha de tudo, mas o que mais se destacava ali eram as franquias que se concretizaram na plataforma, por mais que eram franquias ou jogos já antigos ou que nasceram em plataforma concorrente, foi no PS2 que a coisa cresceu, mas quais eram as franquias populares no PS2 pelo povão? Irei mostrar algumas delas:

GRAND THEFT AUTO



Grand Theft Auto: San Andreas


O rei das modificações aqui no Brasil, graças a sua liberdade violenta num mundo aberto 3D, GTA fez muito sucesso naquela época. Pra ter uma noção, San Andreas foi o jogo mais vendido do PS2, mais vendido da geração e um dos mais vendidos de todos os tempos, sendo jogado até hoje mesmo tendo o GTA V.


Uma das 9999 modificações do jogo, esse tipo de coisa era bem popular naquela época 



World Soccer: Winning Eleven International/Winning Eleven: Pro Evolution Soccer



Winning Eleven: Pro Evolution Soccer 2007


É uma franquia muito popular desde o PSX(não confunda ISS com WEPES, please), mas no PS2 chegou a um "realismo" gráfico absurdo, foi a primeira vez onde víamos o Ronaldinho Gaúcho e pasmem, realmente era o Ronaldinho Gaúcho(vide foto acima). Por mais que o PS2 tenha recebido vários jogos da franquia durante anos(de 2001 à 2013), o mais popular foi a edição de 2006, lançado no Japão como World Soccer Winning Eleven 10 ou X(Winning Eleven Pro Evolution Soccer 2007 aqui no Brasil e Pro Evolution Soccer 6 na Europa). Mas o que mantém essa versão de 2006 popular até hoje são as modificações, especificamente o Bomba Patch, mesmo que o PES 2014 seja anos luz melhor que o WE10, nada bate o carisma e a jogabilidade roubada dele. kk

https://www.youtube.com/watch?v=cUAG7S2-2Ys

A música oficial da pirataria brasileira



DEVIL MAY CRY



Devil May Cry 3: Special Edition


Tendo uma trilogia clássica no console(mesmo o segundo sendo uma porcaria), Devil May Cry criou um gênero que até hoje é consagrado por um público nicho, o Character Action Game(que é subgênero do Hack 'n' Slash). Mesmo assim a garotada só gostava de jogar o relançamento do terceiro jogo(DMC3 SE), principalmente por dar pra jogar com o Vergil.

GOOD OF WORD(O Deus de Guerra)



God of War


Cleiton, o deus bom de guerra foi um marco na geração, onde já se viu um Hack 'n' Slash com muita violência, sexo, QTE e mitologia grega? Uma franquia que mal nasceu no PS2 e se consagrou fortemente, um dos cargos chefe da Sony e talvez o único exclusivo que chama atenção do povão pra comprar um PlayStation ao invés de um Xbox(não confunda "povão" com "gamer" ou "fã", povão compra console só pra jogar futebol, corrida e GTA, não ligam pra exclusivos). Não é atoa que o ultimo jogo da franquia ganhou merecidamente o premio de melhor jogo do ano.

NEED FOR SPEED



Need for Speed: Most Wanted


Underground 2 e Most Wanted são os queridinhos da rapaziada, Most Wanted até hoje é considerado o melhor da franquia. Quem gostava de NFS e tinha um PS2 teve uma baita sorte, já que o console teve todos desde o Hot Pursuit 2 até o Undercover(infelizmente não teve o Porsche 2000 e nem o Shift), por mais que esse Undercover seja o Carbon com história do Undercover e mapa do Most Wanted, foi uma boa pedida e despedida.

SILENT HILL



Silent Hill 3


Deixo aqui minha total indignação a Kunami pela morte da minha franquia favorita e que ela vá pra puta que pariu. Espero que realmente esse lance de filme e mais dois jogos sejam verdade, caso o contrário eu mando novamente a Kunami tomar no meio do cu dela e aonde que tiver buraco, que ela vá tomar no cu. Abraços.

Mas o PS2 recebeu 5 jogos da franquia, 6 se contar com o primeiro jogo pois ele é retrocompatível com o sistema. Silent Hill não tem o que falar, apenas jogue, caso queira ter a experiência completa(recomendo que jogue os 4 primeiros, sabe, aqueles da Team Silent, e o Shattered Memories, Origins é paia).

RESIDENT EVIL



Resident Evil 4


Chega ser engraçado que o PS2 ter recebido apenas 2 jogos principais da franquia(Code Veronica e 4) e ambos são ports piorados das versões originais(Dreamcast e Cubo), mesmo assim a franquia foi mais popular nele do que no console da Sega e da Nintendo. Além disso, o PS2 recebeu 4 spin offs da franquia, sendo os Outbreaks como os mais famosos, que até hoje pedem um terceiro jogo ou um remake ou um remaster ou até mesmo um reboot dessa subfranquia spin off online. Eu não entendo, na época do PS2 todo mundo amava o RE4, mas hoje em dia o povo começou a hatear o jogo, virou modinha isso. RE4 é um dos melhores RE e ponto.

METAL GEAR SOLID



Metal Gear Solid 3: Subsistence


Metal Gear Solid 2 e 3 são um chuchu, um foi a maior obra prima do Kojima que previu a porra do futuro, outro é favorito da rapaziada por ter aperfeiçoado(até o momento) a saga com gráficos épicos e uma jogabilidade refinada(além de jogarmos com o Big Boss). Ambos jogos tiveram duas versões chamada de Subsistance, a do MGS2 originalmente veio do Xbox(assim como o Silent Hill 2), não tive essa versão mas sei que tem um modo de skate pra ele(sim, skate). Já o do MGS3 melhorou a câmera, trouxe um modo onde capturamos macacos do Ape Escape(foto acima), filmezinhos extras com o Raiden, e port dos dois primeiros jogos da franquia no MSX em inglês e com atualizações(pra ter coerência com os jogos recentes), sendo que finalmente podemos jogar o Metal Gear 2 Solid Snake, que até então nunca tinha saído no ocidente(o primeiro foi lançado pro MSX na Europa).

BLACK



Black


Eu não sei qual foi o FPS mais bonito no PS2, esse ou o Killzone, mas o Black tem mais carisma e uma jogabilidade melhor(além de loadings menores), o único problema era que os filminhos eram obrigatórios de assistir, se tu for um cara ansioso, é melhor nem jogar, ou então baixe aquela versão com os filmes legendado, pois assim tu pelo menos vai entender a história e vai ficar menos puto. Tirando isso, pode ter certeza de que está no TOP 3 melhores FPS do console e no TOP 5 melhores gráficos do mesmo. Saudades de quando a Electronic Arts prestava e quando a Criterion fazia outro jogos além de Need for Burnout.

GUITAR HERO



Guitar Hero II


Outro extremamente modificado, quem não lembra daquela modinha na época do GH2, GH3 e GH4WT? Era uma febre, até a Ana Maria Braga jogou e mostrou um campeonato do jogo. Aqui no BR não só ficou muito popular, mas também ultrapassou a popularidade de Dance Dance Revolution, e como eu disse anteriormente, foi extremamente modificado pelo povo.


Famosa capa sad boy do Anime Hero com o protagonista do anime Beck


Por mais que desse pra jogar no controle, na verdade a maioria jogava no controle por comprar o jogo pirata, o jogo tinha que ser jogado com uma guitarra específica feita pela RedOctane.


A bendita Les Paul wireless com o maldito braço removível



THE KING OF FIGHTERS



The King of Fighters 2003


O PS2 recebeu todos os King of Fighters dos anos 90 e 2000(menos o KOF XII e aquele de navinha), além de coletâneas emuladas, coletâneas de ports, remakes, ports melhorados e spin-offs. Porém o pessoal só gostava mesmo de jogar a versão original de KOF 2002, original entre aspas, já que é um port melhorado com cenários em 3D. Toda casa que tinha um PS2, tinha aquele CD piratex do KOF 10 em 1.

FINAL FANTASY



Final Fantasy XII


A era PS2 do Final Fantasy foi bem engraçada, teve um clássico, uma continuação meia boca pra esse clássico com um nome bem bizarro, um MMORPG que só funcionava no PS2 FAT com um HDD interno específico e precisava pagar mensalidade pra jogar, um Vagrant Story com nome de Final Fantasy(a.k.a XII) que foi feito pela Square-Enix ao invés pela Squaresoft(isso me causou um espanto na época) e um Spin off horroroso que usou o mesmo nome de um Final Fantasy famoso no PSX que receberá um remake(ou parcialmente) neste ano de 2020. Mas o povão adora o Final Fantasy XII, dizem que é por causa dos gráficos e pelo jogo não ser de um bate-outro bate/bate-toma(a.k.a RPG de turno), o que é engraçado, já que FF12 é por turno também e dos mais confusos graças aos feixes de luzes. kk

KINGDOM HEARTS



Kingdom Hearts


Final Fantasy com o protagonista do The Bouncer e personagens lendários da Disney, fez bastante sucesso pro povão que até mesmo não curtia muito RPG. Teve três jogos no PS2, sendo que um deles era remake de um jogo de GBA. Porém o mais famoso foi mesmo o segundo jogo, Jesus, nem sei quanto tempo gastei da minha vida jogando aquilo, provavelmente um bom tempo da minha adolescência, mas acho que meu primo exagerava mais na dose, se fosse na casa dele sem avisar, ou ele estaria jogando KH2 ou assistindo Naruto kkk.

DANCE DANCE REVOLUTION



Dance Dance Revolution: SuperNOVA


Foi a alegria da rapaziada durante um tempo até a chegada de Guitar Hero II, foi bastante popular no PS2 graças a época onde o pessoal jogava DDR no PSX e Arcade(toda festa que tinha na escola que eu estudava tinha a máquina do DDR pra rapeize jogar), pra jogar o jogo você precisava de um tapete de dança que conseguia aguentar gente que pesava um @, na verdade, eram os gordinhos que jogavam melhor esse jogo. OBS, funcionava no controle também, mas não tinha graça.


O famoso tapete da BEMANI



NARUTO: ULTIMATE NINJA



Naruto Shippuden: Ultimate Ninja 4


Os jogos do Naruto eram mais populares nos consoles da Nintendo naquela época(quem lembra dos Clash of Ninja?), isso até chegar o Naruto: Ultimate Ninja e depois deslanchou com o Narutimate Ninja Accel 2(lançado na Europa como Naruto Shippuden: Ultimate Ninja 5). Fui o primeiro cara no bairro até esse jogo(Accel 2) e todo mundo pedia emprestado, era engraçado como o povo que mal sabia ler e escrever em português conseguia zerar um jogo em japonês e liberar todos os bonecos por desafios(em japonês), já como, eu não faço a menor ideia. O bom era usar aqueles bonecos apelões, tipo o Guy, daí era só ficar no baixo, baixo, bola. Profit. Quando a versão europeia foi lançada, o jogo popularizou em nível alarmante, todo mundo tinha(uma versão legível ainda) e deixei de ser único(mas eu sei que antes teve uns pessoal que tinha PC em casa que fizeram cópias do meu disco, safados).

DRAGON BALL Z BUDOKAI/BUDOKAI TENKAICHI


Duas franquias épicas, uma era focada em 2D(Budokai) e outra focada em 3D(Budokai Tenkaichi).


Dragon Ball Z: Budokai 3


Budokai 3 pra mim foi o melhor jogo da franquia, jogabilidade 2D perfeita pra Dragon Ball, uma kcetada de personagens, tilha sonora foda, abertura épica(tá no meu TOP 5 melhores aberturas de PS2) e ainda serviu de base pra essa incrível modificação baseada em um dos maiores hoaxes dos anos 2000:

https://www.youtube.com/watch?v=mkbkWTrUtuc

Trilha sonora muito foda e me apresentou Nightwish e Stratovarius, agradeço muito ao modder


https://www.youtube.com/watch?v=0Yxf8Qp_7Po

A abertura épica em japonês(na versão ocidental era instrumental a música)



Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3


O jogo mais querido de DBZ pelo público, Tenkaichi 3 balanceou o jogo, tem mais sagas e botou mais bonecos pro modo versus, uma pena que tiraram mapa mundo que tinha no Tenkaichi 2(coisa herdada do Budokai 3). Mesmo assim é o mais querido pelo fãs, pra que FighterZ ou Kakarot ou até mesmo Budokai 3 com a existência de Tenkaichi 3 mito?

TEKKEN



Tekken 5


Por mais que o PS2 teve uns 3 Tekkens, o mais popular obviamente foi o Tekken 5, talvez o mais popular da franquia após o Tekken 3 de PSX. Os gráficos eram extravagantes, a jogabilidade era mais amigável que a do Virtua Fighter 4 e mais refinada que a do Dead or Alive 3(de Xbox), os cenários eram parcialmente interativos, os personagens eram os mesmos de sempre, etc. Na verdade nem tenho muito o que dizer sobre Tekken, apenas que a cada PlayStation lançado, tem uns 2 ou 3 jogos da franquia pro console. Era um jogo que vinha com o console caso comprado no camelô.

GRAN TURISMO



Gran Turismo 4


Jogar o tesão eterno do GT4 em 1080i eram pra poucos, pena que só fui jogar assim em 2009(pouco antes de sair o GT5) na casa de um vizinho(que inclusive foi o primeiro cara a ter um PS2 aqui no bairro lá em 2003). Mas o meu favorito é o GT3, que inclusive eu tenho original aqui.

SMACKDOWN VS. RAW



Smackdown vs. RAW 2010


Meus amigos, primos e eu, fazíamos bonecos baseado em vizinhos, parentes e pessoas que não gostávamos e botávamos pra lutarem entre si no Royal Rumble do SvR. Bons tempos. Ah, o jogo recebeu uma versão punheta chamada de Rumble Roses, também pro PS2(teve uma continuação pro 360 feita pela Kunami, porém é bem fraca, mas funciona no Xone pela retrocompatibilidade).


Rumble Roses, o jogo mais bello & morall do PS2



CALL OF DUTY



Call of Duty 2: Big Red One


Call of Duty também deu as caras no PS2, teve 4 jogos no total, CoD Finest Hour(o jogo mais bizarro da franquia), CoD 2 Big Red One, Call of Duty 3(o único principal da franquia que saiu pro console) e o CoD 5 Final Fronts. Call of Duty 3 ficou muito popular pelo modo multiplayer do jogo, acho que foi o primeiro jogo da franquia a ficar popular nos consoles pelo multijogador, já que o Call of Duty 2 só saiu pro Xbox 360 em 2005 e poucos tinham acesso ao console. O multiplayer do virgin modernista Battlefield 2 era bem popular no PS2, mas nada batia o multiplayer do chad classicista Call of Duty 3.

TONY HANK'S PRO SKATER



Tony Hawk's Underground


Puta merda, tá ai um jogo que quem estava no meio da produção, ficou rico, pois foi sugado até a última gota de sangue, suor, energia e matéria. O PS2 foi o único console da geração que recebeu todos os jogos principais da franquia lançados na década de 2000(com exceção do THPS2 que só lançou pro Dreamcast e teve um remake pro Xbox) e mais um port de um spin-off de Wii(aquele de Downhill). Curiosamente, Tony Hawk's Proving Ground, o último jogo da franquia pro PS2, além de ser o último feito pela Nervesoft e o último jogo da franquia por um bom tempo, foi o último jogo que joguei na década de 2000 e também o último jogo que joguei na década passada, só que dessa vez eu resolvi fazer uma gameplay do jogo:

https://www.youtube.com/watch?v=-2OJowCmNaU

Ah, Peixoto...



SHADOW OF THE COLOSSUS



Shadow of the Colossus


Uma obra prima daquela geração, a direção artística era maravilhosa, os gráficos magníficos, ficava horas e horas andando pelo mapa em noites solitárias enquanto comia um podrão. Shadow of the Colossus era um jogo onde temos que matar monstros do tamanho de um, sabe, colosso pra salvar a princesa moribunda que o protagonista largou em um lugar qualquer no melhor estilo Zelda 2. Esse jogo juntamente com os GoW e os GT, eram os exclusivos feitos pela Sony que valiam a pena ter um PS2. E se você não jogou, tá esperando o que? Além do PS2(que pode ser emulado em PCs e Celulares), o jogo foi portado para PS3 e teve um remake para PS4. É um daqueles jogos obrigatórios de jogar pra falar que zerou pra galera.


Versão de PS4


Pra terminar, como eu já falei acima de alguns famosos acessórios do PS2(tapete e guitarra) na parte onde eu falava sobre os jogos, o console também recebeu alguns acessórios que passaram batidos pela rapaziada como o Beatmania.


Solta o som DJ


Beatmania é um jogo de ritmo feito pela BEMANI(a mesma de DDR) cujo o objetivo é remixar as músicas feitas pelos compositores da KCET(Konami Computer Entertainment Tokyo) como Akira Yamaoka(Silent Hill), por exemplo. Beatmania é uma franquia bastante popular no Japão com jogos saindo pra tudo qualquer console e arcade, sendo que só no PSX e PS2 saíram uma cacetada de jogos da franquia. Nos Estados Unidos só ficou famoso nos arcades, que lá só é recebido apenas as grandes atualizações(ao contrário no Japão que sai qualquer espirro) e apenas um jogo foi lançado pra console por essas bandas, e no caso foi a de PS2. Aqui no Brasil a franquia é bem obscura, nem sei como que tenho o pacote de PSX que vem o controle mais o jogo...

p_20200304_1927542258508950432300224.jpg

O jogo mais o controle


Outro acessório do PS2 que passou batido foi o microfone:


Microfone do jogo Singstar


Por mais que tenha feito uma popularidade significativa com o jogo Singstar, mas passou batido em relação aos outros jogos musicais(como Guitar Hero, MTV Music Generator e Dance Dance Revolution). Porém o jogo mais emblemático do PS2 a usar o microfone, foi o LifeLine, um survival horror onde controlamos o boneco por comandos de voz!


Você manda a mulher atirar, andar, interagir, etc.


https://www.youtube.com/watch?v=RH30T5ZGYO4

Um vídeo de como funciona o jogo


Eu só conheci esse jogo por causa de uma live do 4Player Network na Justin.tv(atualmente conhecido com Twitch) isso lá pra 2010.

https://www.youtube.com/watch?v=9VnhvKBaCqg

Bons tempos...


E por último e não menos importante, o EyeToy:


O Kinect antes do Kinect


Esse era um dos acessórios que mais queria usar na época, e quando fui usar(no jogo do Sonic) achei uma merda, é tipo um Kinect primitivo(mais primitivo que o próprio Kinect) e que você aparecia no jogo como boneco, pois era algo mais futurista em comparação a bonecos 3D.

https://www.youtube.com/watch?v=wKXncqEYk9g

Uma gameplayzinha que achei no Youtube


Era horrível jogar esses jogos, pois fica aparecendo sua imagem gigantesca na tela e isso atrapalha pra kcet(principalmente pra quem jogava numa CRT com menos de 24'), ainda mais no jogo do Sonic que joguei pois tinha muita merda acontecendo na tela, isso quando não era joguinho gimmick de não fazer porcaria nenhuma.

https://www.youtube.com/watch?v=lmHlF9zokRQ

O único jogo do Sonic no PS2 que não é um port e mesmo assim é tão ruim quanto os ports


Mas o melhor acessório do PS2 foi esse, o Trance Vibrator pro jogo Rez(jogo originalmente de Dreamcast):

https://www.youtube.com/watch?v=zDW5ehZcM4M

RIP Screwattack


Pois é galera, não era tudo que eu queria falar sobre o PS2, tinha muitas coisas que eu queria falar, como as horas gastas em locadoras, dos campeonatos valendo Coca-Cola ou uma moca na cabeça do perdedor, quando a rapaziada montava o videogame na rua pra geral jogar, o quanto de dinheiro que eu gastava na pirataria, a retrocompatibilidade com jogos de PSX, as jogatinas online de Resident Evil Outrbreak 2 e por ai vai... Mas infelizmente não vai dar pra falar tudo em um post só. PS2 foi um console que por mais que foi lançado quando eu era criança, só fui ter um em 2008 quando eu já era um adolescente e mesmo assim acabei amando bastante o console. Lembro muito das tardes de chuva jogando algum Survival Horror ou das noites jogando Shadow of the Colossus ou GTA San Andreas enquanto eu comia um salgado, ou quando eu reunia com alguns dos meus colegas na minha casa pra conversar sobre Naruto enquanto jogávamos Silent Hill 4 e comíamos pipoca. Tenho muitas saudades dessa época. Que este belo console lendário continue existindo em nossos corações mesmo depois de 20 anos.

p_20200304_201844_vhdr_on2527823488765081136.jpg

Meu PS2 50001 bloqueado com os meus dois jogos favoritos do console e a minha guitarra


Então é isso gente, see-ya!

Comentários

Postagens mais visitadas